A toxoplasmose é uma enfermidade com distribuição mundial. Possui importância singular, pois é uma zoonose. É conhecida como "a doença do gato" que se contaminado, poderá ser um transmissor.
  Os gatos se infectam quando ingerem carne crua proveniente tanto da alimentação doméstica quanto da caça de pequenos animais como ratos e lagartixas, que podem ser portadores do Toxoplasma gondii. Ao entrar em contato pela primeira vez com o parasita, o gato produz a forma contaminante, oocisto, que será liberado através de suas fezes por até duas semanas. Os oocistos para se tornarem infectantes têm que passar por uma transformação no meio ambiente que pode acontecer em até cinco dias. Logo, com a higiene diária da vasilha sanitária do gato, não há tempo hábil para que o parasita torne-se infectante. Este processo acontece apenas uma vez durante a vida do gato, sendo este o único momento que será o transmissor da toxoplasmose.
  O felino, na maioria das vezes, não apresenta sintomatologia clínica da toxoplasmose. Entretanto, pode ocorrer diarréia autolimitante e alterações tanto neurológicas quanto oftalmológicas. Também, se durante a gestação a gata contaminar - se, abortos espontâneos e doenças congênitas podem acontecer.
  As pessoas com sistema imunológico sadio raramente apresentam sintomatologia clínica. Entretanto, pode ser fatal em pessoas imunossuprimidas.
Mulheres que se contaminarem durante a gestação podem ter algumas
manifestações clínicas como alterações no desenvolvimento
fetal e aborto. Os sintomas variam de acordo com
o período de gestação.
   A maior forma de disseminação da toxoplasmose
se dá através da ingestão de alimentos crus mal lavados
(que estiveram em ambiente contaminado pelo parasita)
e da carne mal cozida, pois o cozimento inadequado
da carne, principalmente de suíno e caprino, não
matará o parasita.
A água também pode estar contaminada.
   Portanto, a vasilha sanitária do felino deve ser limpa
diariamente e as pessoas susceptíveis devem evitar este
procedimento, mas se o fizerem, que luvas sejam
utilizadas.
E os alimentos crus devem ser consumidos bem
lavados e a carne bem cozida.
Veja também:

• Vacinação